segunda-feira, dezembro 10, 2012

Inefável

1

O mais desconsertante trecho do Velho Testamento é este:
E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanaz entre eles. Então o SENHOR disse a Satanaz: 
Donde vens? E Satanaz respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
Jó 1:6-7
O vislumbre do que fica para lá da porta que esta alegoria abre é terrível, indizível.
Para a maior parte de nós, o melhor é fechar aquela porta, fazer de conta que não se percebeu o que está escrito, e continuar.


2

O dialogo acima aparece quase no início do Livro de Jó. Na continuação, Deus autoriza o diabo (pelos vistos, uma das criaturas que tem lugar nas reuniões do Criador), a desgraçar o até então afortunado Jó, coisa que o diabo faz melhor que ninguém.

Na reunião seguinte, o diabo volta à presença de Deus e desafia-O a agravar a infelicidade de Jó. Uma vez mais com a anuência divina, o diabo sai da reunião e vai de novo a rodear a terra, a passear por ela, e Jó está outra vez no centro das suas atenções.

Segue-se uma extensa dissertação cheia de elucubrações, lamentações, admoestações ao jeito hebraico do tempo, que se alonga por 40 penosos (para o leitor e para Jó) capítulos em que o tema central é a obediência ao Criador, e a criatura principal é Jó, agora arruinado e doente.

O livro de Jó, escrito há cerca de 3500 anos, pretende reforçar a adoração e a submissão ao Criador, quaisquer que sejam as circunstâncias da criatura. Esta submissão a Deus é uma das bases fundacionais do judaísmo e que o continua a caraterizar. E é esse o sentido da moral da estória que, como em todas as estórias, aparece no fim; o Livro termina quando Deus recompensa Jó pela sua fidelidade, mesmo quando a infelicidade, a pobreza e a doença se abateram sobre ele:
 … e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. (Jó 42:10)
E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então morreu Jó, velho e farto de dias. (Jó 42:16-17)

3

E depois disto, poucos se lembram ou querem lembrar como estória começou, nem o que se vislumbrou para lá da porta entreaberta pelo diálogo entre o Criador e uma criatura especial; não aconteça que as restantes criaturas entendam qual a origem do Mal e se lembrem de inverter o ónus da culpa, ou pelo menos de parte dela, pelas desgraças do mundo.

Nenhum comentário: